28 de agosto de 2017
MDF X MDP: o que é melhor? Dicas e dúvidas respondidas
  • Compartir
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest

Você tem o hábito de dizer aos seus clientes: “aqui só trabalhamos com MDF”? Para fazer o móvel perfeito, recomendamos que você utilize os dois. Isso mesmo! O MDF e o MDP são materiais diferentes, com características e aplicações distinta. De forma resumida, costumamos dizer assim: o MDF é um painel de fibras de madeira de média densidade, ideal para fazer os detalhes e acabamentos. O MDP, por sua vez, é um painel de partículas de madeira de média densidade, perfeito para partes estruturais de um móvel.

+Leia mais | Conheça todos os padrões da Masisa

Dicas sobre MDP
Foi-se o tempo que o MDP era sinal de um material frágil que não aguentava ser montado e desmontado mais de uma vez. O MPD da Masisa suporta ser parafusado e desparafusado de seis a oito vezes. “Ele é perfeito para a estrutura de um móvel, pois não empena”, explica Marco Parrino, arquiteto e especialista de produção e aplicação da Masisa. Por ser composto de partículas de madeira com pequenos espaços entre elas, o peso é distribuído de maneira mais uniforme. Por isso, o MDP é mais resistente à gravidade e à compressão.

+Leia mais | Guia Prático de Uso do MDP

Dicas sobre MDF

O MDF continua sendo um grande aliado para fazer acabamentos, peças curvas e detalhes com mais recortes. Como suas fibras são retas e compactadas a ponto de não sobrar nenhum espaço, esse material é muito mais denso e ótimo para fazer detalhes e acabamentos. Sua gama de padrões também é maior. Por ser feito de fibras de madeira, ele é mais resiste para fazer peças curvas ou cilíndricas.

+ Leia mais | Guia Prático de Uso do MDF

MDP desgasta a serra do marceneiro? Não!

Dizem que o MDP desgasta o equipamento de corte do profissional. Isso é mito! O ponto é: para cortar um MDP, a ferramenta precisa estar 100% afiada de modo que não “craquele” a melamina, película que reveste as chapas. Esse cuidado deve ser tomado em especial nos padrões mais escuros e coloridos, onde imperfeições causadas pelo mau corte podem aparecer mais. Neste site você encontra tudo o que precisa saber sobre as diferenças entre MDF e MDP. Juntos, os dois materiais permitirão que você tenha o melhor resultado no seu projeto.

+ Leia mais | Dicas e especificações técnicas de MDF e MDF